Procedimentos para solicitação de colação de grau especial – semestre 2020.1

Data de publicação: 23 de junho de 2020. Categoria: Notícias

Caros concludentes do curso de agronomia,

Os estudantes que tiverem concluído todos os componentes curriculares (disciplinas, estágio obrigatório, TCC e atividades complementares) podem entrar com pedido de colação de grau especial junto à coordenação do curso. Verifiquem abaixo os procedimentos para consolidação das atividades e pedido de colação de grau especial:

TCC – Durante o período de suspensão de atividades presenciais o TCC deve ser defendido por videoconferência conforme os procedimentos detalhados no seguinte link: https://agronomia.ufc.br/pt/defesas-de-tcc-por-videoconferencia/

Atualização de prazos após divulgação do calendário de reposição de aulas

Estágio obrigatório – De acordo com a Resolução CONSUNI n. 08, de 31 de março de 2020, a qual vem sendo prorrogada até hoje, as atividades de estágio obrigatório estão suspensas desde março. No entanto, de acordo com o plano pedagógico de emergência, que está em implantação, alguns estágios podem ser considerados, desde que justificados. Desse modo, caso tenha dado continuidade ao estágio durante esse período os formulários de avaliação de estágio deverão ser acompanhados de uma justificativa da continuidade do estágio. Escreva essa justificativa pautando causas reais da continuidade do estágio. Seguem alguns exemplos: necessidade de continuidade das atividades produtivas agrícolas mesmo durante os períodos de quarentena obrigatória, local de estágio fora das áreas de risco, necessidade de continuidade de experimentos implantados, realização de tarefas pertinentes ao estágio por meios remotos, entre outras.  Destaque também o cumprimento das medidas de restrição obrigatórias durante o período de estágio.

Atividades complementares – O requerimento de aproveitamento de atividades complementares, juntamente com os documentos comprobatórios, deve ser encaminhado para cooagro@ufc.br. Consulte as normas e o requerimento das atividades complementares no site do curso: https://agronomia.ufc.br/wp-content/uploads/2017/03/atividades-complementares-agronomia.pdf

Pedido de colação de grau especial – O pedido somente deverá ser feito após a consolidação de todos os componentes curriculares.

Providencie a lista de documentos abaixo, digitalize em formato pdf, e nos envie por e-mail para que possamos abrir o processo.

Conforme a Portaria n°181/2020, o aluno deverá apresentar a seguinte documentação:

I – formulário de solicitação de outorga de grau regular, preenchido de forma legível, cujo formato atualizado poderá ser impresso a partir do sítio eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd);

II – documento de identidade com foto, que poderá ser um dos seguintes:

1.  carteira de identidade;
  2.  carteira de trabalho e Previdência Social;
  3.  carteira de conselho profissional;
  4.  identidade funcional expedida por órgão público;
  5.  passaporte;
  6.  registro nacional de estrangeiro; ou
  7.  carteira nacional de habilitação, desde que acompanhada de cópia autenticada de documento que comprove o local de nascimento do aluno.

III – certidão de quitação eleitoral, emitida no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral;

IV – carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino;

V – certidão de nada consta da Biblioteca Universitária; e

VI – documento oficial que comprove a grafia do nome do aluno, inclusive com sinais ortográficos, caso a grafia que conste no documento de identidade com foto a que se refere o inciso II esteja incorreta ou desatualizada.

Requerimento 2020.1

Ficha de colação de grau

Resolução nº 04/CEPE, de 14 de julho de 2019.

Portaria n° 181/2020, 27 de janeiro de 2020.

Mais informações sobre colação de grau extemporânea estão disponíveis no Site da PROGRAD.

Comprovante de conclusão de curso: Certidão de colação de grau.