Defesas de TCC por videoconferência

Data de publicação: 19 de maio de 2020. Categoria: Notícias

Prezados aluno@s e professor@s,

Em razão da suspensão das atividades presenciais, o calendário de defesas de TCC será revisto após ajuste do calendário acadêmico pós paralisação. No entanto, a defesa do TCC pode ser realizada durante a suspensão das atividades presenciais por meio de videoconferência, desde que seja em comum acordo entre estudante, orientador e membros da banca.

Se optarem em realizar a defesa por videoconferência, certifiquem-se que a qualidade do sinal de internet que vocês têm acesso é adequado para a realização de videoconferências.  Nesse caso, o seguinte procedimento será adotado:

1. Definição da data horário e plataforma digital para defesa. A defesa deverá ser AGENDADA em plataforma digital que permita compartilhamento de tela e áudio do apresentador, interatividade com a banca e visualização por plateia (ex. Google meet, jitsi meet, zoom, cisco webex meeting, etc). OBS: O conhecimento a respeito do funcionamento e agendamento na plataforma de videoconferência é de inteira responsabilidade do orientador e aluno, não cabendo à coordenação do curso esclarecer dúvidas a esse respeito.
  2. O orientador envia para cooagro@ufc.br a Declaração de formação de banca de TCC . O local da defesa deve ser especificada a plataforma digital de videoconferência e link de acesso à reunião pré agendada (ex: data prevista para a defesa será 25 de junho de 2020, às 14:00 horas, por videoconferência por meio da plataforma google Meet podendo ser acompanhada a partir do link https://meet.google.com/ruo-qozf-wsddb) Prazo: 7 dias antes da defesa
  3. Entrega do TCC (POR E-MAIL) aos membros da banca pelo estudante ou orientador – Prazo: 7 dias antes da defesa
  4. A coordenação entrega POR EMAIL ao orientador os formulários (estão disponíveis no site do curso de Agronomia): – Ficha de avaliação de TCC e  Ata de defesa de TCC
  5. A defesa será realizada oralmente seguida de arguição pela banca em seção pública. OBS. O PPC do curso de agronomia específica que a defesa deve ser realizada em seção pública. Para tanto, qualquer pessoa deverá ter acesso à seção de defesa a partir do link de agendamento da videoconferência.
  6. Os formulários serão preenchidos e assinados DIGITALMENTE EM ARQUIVO PDF após a defesa.
  7. O estudante realizará as correções, caso solicitadas pela banca.
  8. O estudante gerará ficha catalográfica a partir do o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas
  9. Os seguintes documentos deverão ser enviados para cooagro@ufc.br:

Os documentos a, b e c listados abaixo deverão ser encaminhados a partir do e-mail institucional do orientador.

a) Ficha de avaliação de TCC preenchida com letra legível, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em pdf)

b) Ata de defesa de TCC preenchida com letra legível, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em pdf)

c) Versão final do TCC, aprovada pelo orientador e redigida de acordo com o Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da UFC (em formato pdf)

i – Com a ficha catalográfica

ii – A folha de aprovação é um elemento obrigatório e nela deve ser colocada a data da defesa do trabalho, mas não devem constar as assinaturas dos membros da banca avaliadora

iii – A versão final deve ser entregue em arquivo pdf via e-mail

d) Formulário Repositório Institucional da UFC Entregar por e-mail em arquivo word.

e) Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais – (preenchido, assinado e digitalizado em formato PDF).

Os prazos para defesas por videoconferência seguirão os mesmos prazos para defesas presenciais e serão estabelecidos após o retorno das atividades presenciais.

Att.

Julius Blum