Orientações e prazos para conclusão de TCC – semestre 2020.1

Data de publicação: 11 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

Após a divulgação do ajuste do calendário acadêmico, foram estabelecidas as seguintes datas para entrega de documentos na coordenação do curso de agronomia:

• AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC: até 07/10/20
  • PERÍODO DE DEFESAS DE TCC: até 15/10/20
  • PERÍODO PARA REALIZAR AS CORREÇÕES NO TCC: até 24/10/2020
  • ENTREGA DAS DOCUMENTAÇÕES RELATIVAS AO ESTÁGIO E AO TCC: até 24/10/2020  (Entrega via email: cooagro@ufc.br com cópia para jblum@ufc.br)
  • ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA: até 27/10/2020

A Portaria nº 130, de 04 de setembro de 2020 não faz menção à permissão de defesas de TCC presencial, desse modo, as defesas deverão continuar ocorrendo via videoconferência.

Para defesas via videoconferência o seguinte protocolo deve ser seguido:

Certifiquem-se que a qualidade do sinal de internet que vocês têm acesso é adequado para a realização de videoconferências.  Nesse caso, o seguinte procedimento será adotado:

1. Definição da data horário e plataforma digital para defesa. A defesa deverá ser AGENDADA em plataforma digital que permita compartilhamento de tela e áudio do apresentador, interatividade com a banca e visualização por plateia (ex. Google meet, jitsi meet, zoom, cisco webex meeting, etc). OBS: O conhecimento a respeito do funcionamento e agendamento na plataforma de videoconferência é de inteira responsabilidade do orientador e aluno, não cabendo à coordenação do curso esclarecer dúvidas a esse respeito.
  2. O orientador envia para cooagro@ufc.br Declaração de formação de banca de TCC . O local da defesa deve ser especificada a plataforma digital de videoconferência e link de acesso à reunião pré agendada (ex: data prevista para a defesa será 25 de junho de 2020, às 14:00 horas, por videoconferência por meio da plataforma google Meet podendo ser acompanhada a partir do link https://meet.google.com/ruo-qozf-wsddb) Prazo para agendamento: 7 dias antes da defesa
  3. Entrega POR EMAIL do TCC aos membros da banca pelo estudante ou orientador. Prazo: 7 dias antes da defesa.
  4. Os formulários necessários para o dia da defesa de TCC estão disponíveis no site do curso de Agronomia: – Ficha de avaliação de TCC e  Ata de defesa de TCC
  5. A defesa será realizada oralmente seguida de arguição pela banca em sessão pública. OBS. O PPC do curso de agronomia específica que a defesa deve ser realizada em sessão pública. Para tanto, qualquer pessoa deverá ter acesso à sessão de defesa a partir do link de agendamento da videoconferência.
  6. Os formulários serão preenchidos e assinados DIGITALMENTE pelos membros da banca EM ARQUIVO PDF após a defesa.
  7. O estudante realizará as correções, caso solicitadas pela banca.
  8. O estudante gerará ficha catalográfica a partir do o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas
  9. Os seguintes documentos deverão ser enviados para cooagro@ufc.brOs documentos a, b e c listados abaixo deverão ser encaminhados a partir do e-mail institucional do orientador.

a)       Ficha de avaliação de TCC preenchida com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em pdf)

b)      Ata de defesa de TCC preenchida com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em pdf)

c)       Versão final do TCC, aprovada pelo orientador, e redigida de acordo com o Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da UFC (em pdf)

I – Com a ficha catalográfica

II – A folha de aprovação é um elemento obrigatório e nela deve ser colocada a data da defesa do trabalho, mas não devem constar as assinaturas dos membros da banca avaliadora

III – A versão final deve ser entregue em arquivo pdf via e-mail

d)      Formulário Repositório Institucional da UFC Entregar por e-mail em arquivo word.

e)      termo-autorizacao-disponibilizar-documentos-digitais-2018 – (preenchido, assinado e digitalizado em formato PDF).

Fonte: Prof. Julius Blum (Coordenador de TCC e Estágio do Curso de Agronomia) / Contato: jblum@ufc.br