XXX Semana de Agronomia da UFC – O Futuro da Produção Agrícola: A Inovação Aliada a uma Gestão Eficiente dos Recursos Produtivos

Data de publicação: 9 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

XXX SEMANA DE AGRONOMIA DA UFC – O FUTURO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: A INOVAÇÃO ALIADA A UMA GESTAO EFICIENTE DOS RECURSOS PRODUTIVOS.

É com muito prazer que o Centro Acadêmico Dias da Rocha – Gestão Cultivar, vem convidar toda a comunidade acadêmica para participar da 30ª edição da Semana de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, que vem com o tema, O Futuro da Produção Agrícola: A Inovação Aliada a uma Gestão Eficiente dos Recursos, Produtivos.

Atualmente, vive-se uma época de constantes transformações, onde o mundo enfrenta uma série de mudanças climáticas e um crescente aumento populacional, fazendo-se necessário uma adaptação tanto da produção agrícola como do profissional de agronomia que cada vez mais precisa ter noções básicas de robótica, automação, biotecnologia, ecologia, agricultura digital, entre outras áreas. Destaca-se também um novo perfil de consumidor mais consciente com relação à segurança alimentar e ambiental, onde neste contexto, não se limita apenas a produção, mas também a qualidade.
Como produzir mais alimentos cada vez mais saudáveis e nutricionais, e com menores impactos ambientais?
Nesse sentido, o tema da 30ª Semana de Agronomia foi escolhido, visando a importância de um debate sobre as constantes atualizações do mercado agronômico e de todas as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a produção agrícola.
Adaptamos todo o roteiro da Semana de Agronomia para um evento inteiramente online com conteúdos bastante diversificados para que todos possam aproveitar.

14/09 das 18h00min as 18h30min
Das 18h30min as 20h30min
Mesa Tema: O Futuro da Produção Agrícola: A Inovação Aliada a uma Gestão Eficiente dos Recursos Produtivos
Palestrante 1 – Gherman Leal Garcia de Araújo
Doutor em Zootecnia; Pesquisador da Embrapa Semiárido; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (UNIVASF) e do programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (UFPB/UFC)Palestrante 2 – Renato Silveira Rodrigues
Engenheiro Agrônomo pela UFPB;
Mestre em manejo do solo e água pela UFPB;
Assistente Técnico Comercial TIMAC Agro Brasil.

Palestrante 3 – Leonardo de Almeida Monteiro
Doutor em Agronomia; Professor do Departamento de Engenharia Agrícola UFC

15/09 das 18h00min as 20h00min
Mesa 1: O Manejo do Solo e da Água Associado a Produção Agrícola
Palestrante 1: Mirian Cristina G. Costa
Doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), Professora do Departamento de Ciências do Solo da UFC;Palestrante 2: Adunias dos Santos Teixeira
Doutor em Engenharia Agrícola e de Biosistemas, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC;

Palestrante 3: José Carlos de Araújo
Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC.

16/09 das 18h00min as 20h00min
Mesa 2: Cultivo Protegido e Melhoramento Vegetal de Hortaliças
Palestrante 1: Guga Rios
Administrador de empresas pela USF. Gestor do Grupo Tropical Estufas. Fundador e idealizador da Rural Direto e Circuito Agro Online.Palestrante 2: Luhan Siman
Eng. Agrônomo graduado pela UFV. Coordenador do programa de melhoramento genético da Feltrin Sementes.
17/09 das 18h00min as 20h00min
Mesa 3: Vislumbrando a Pecuária do Amanhã: da Resiliência a Inovação
Palestrante 1: Magno José Duarte Cândido
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFC, Mestrado e Doutorado em zootecnia pela UFV. Professor do Departamento de Zootecnia da UFC. É avaliador externo do CNPq ,Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens.Palestrante 2: Waldonys Moreira Pinheiro
Zootecninista com Mestrado em Nutrição de Ruminantes – UFAL
Supervisor Técnico e Comercial da De heus no Nordeste.

18/09 das 18h00min as 20h00min

Mesa Tema: Economia e Inovação: Políticas Públicas no Futuro do Semiárido
Palestrante 1 – Nicolau de lima Bussons
Doutor em Agronomia pela UFPEL e Professor na Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palestrante 2 – Maria Inês Escobar da Costa
Engenheira Agrônoma e Doutora em Educação pela USP e Professora do Departamento de Estudos Interdisciplinares da UFC

Palestrante 3 – Miquéias Michetti
Mestre em Zootecnia pela UFMT e atualmente trabalha no Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária.

Eai, já se inscreveu na XXX Semanagro? Tá esperando o quê?