Informações gerais para o semestre 2020.2

Data de publicação: 24 de novembro de 2020. Categoria: Sem categoria

Prezados Professores e Estudantes do curso de graduação em Agronomia!

Antes de qualquer coisa a coordenação saúda a todos dando boas vindas neste semestre que está sendo iniciado hoje, 23 de novembro de 2020.

Mais uma vez optamos por mandar um e-mail comum a todos, professores e estudantes, para que não hajam divergências e discussões desnecessárias, entre ambos, a respeito de alguns assuntos.

1- As aulas começam no dia 23 de novembro de 2020, segunda-feira. Se um determinado estudante tiver a intenção de cursar uma disciplina na qual ainda não está matriculado, ele deve entrar em contato com o professor(a) e comparecer (presencial ou virtualmente, a depender do formato de ministração da aula) às atividades da disciplina, inclusive respondendo a chamada que venha a ser realizada pelo professor(a). Caso isso não ocorra e o estudante consiga matrícula na disciplina, uma, duas ou três semanas após, o professor(a) poderá registrar falta para o estudante durante todo o período em que houve ministração de aula sem a sua presença. Na primeira semana de aula, mais especificamente entre os dias 25 e 26 de novembro de 2020, será disponibilizado para os estudantes um formulário, no qual poderão ajustar suas matrículas, inclusive concorrer às vagas privativas que a coordenação possui em algumas disciplinas. A distribuição e matrícula de estudantes nessas vagas privativas segue uma série de critérios (prioridades) previamente estabelecidos e que tem contribuído para a redução na retenção de estudantes nos semestres finais do curso. Portanto, ESTUDANTES participem das aulas ainda que não estejam matriculados! PROFESSORES, por gentileza, tenham um pouco de paciência nas semanas iniciais e permitam que estes estudantes, ainda que não estejam matriculados, participem das atividades e tenham suas participações registradas para que não haja prejuízos e atritos desnecessários!

2- Desde que assumimos a coordenação do curso, não quebramos pré-requisito de disciplinas sem a autorização clara e expressa de seu professor (a) responsável. Portanto, os estudantes que pretendem cursar disciplinas em que seja necessária a quebra de pré-requisito, devem procurar o professor (a) responsável e solicitarem que o (a) mesmo (a) entre em contato (via e-mail) com a coordenação, autorizando essa quebra. É de responsabilidade dos estudantes entrarem em contato com a coordenação e se certificarem, com os secretários, que a autorização foi enviada à coordenação pelo professor (a). Lembramos também que a simples elaboração de uma lista de autorização de quebra de pré-requisito por um professor, não dá garantia de vagas e nem será interpretado, pela coordenação, como uma solicitação de matrícula dos estudantes listados. Portanto, os estudantes também devem solicitar a matrícula na disciplina. Nesta primeira semana (23 a 27 de novembro) a matrícula deverá ser solicitada via formulário do google, a ser disponibilizado nos dias 25 e 26 de novembro. O link do formulário será enviado via Sigaa e por email. ESTUDANTES fiquem todos(as) atentos!!! A disponibilização ocorrerá até às 9:00 hs da manhã do dia 25. O formulário ficará aberto para preenchimento e envio até às 18 horas do dia 26. Na semana seguinte será aberto um novo período de solicitação de matrícula (por email) para a coordenação.

3- Infelizmente, devido a pandemia a nossa nova matriz ficou temporariamente suspensa. Assim que for possível retornaremos a mesma para apreciação e aprovação no Conselho de Centro das Ciências Agrárias.

Professores e estudantes, esse será mais um semestre de muito trabalho e que exigirá também muita dedicação de todos nós! Peço a compreensão de todos(as)! Não será um semestre fácil já que não estamos passando por um momento normal em nossas vidas. Peço um pouco mais de amor, compreensão, atenção, empatia e simplicidade para que possamos atravessar esse momento final da pandemia mais unidos!!!

A coordenação do curso está disposição de todos(as) vocês, seja qual for o problema!

Gostaríamos de lembrar a todos(as) que a atual gestão da coordenação do curso de agronomia está iniciando seu último semestre a frente do curso. No próximo mês estaremos convocando o colegiado do curso para iniciar o processo eleitoral. Essa eleição deverá ocorrer em janeiro de 2021 e a posse do novo coordenador e vice ocorrerá no dia 1º de março de 2021.

Abraços!

Prof. Dr. Marcelo de A. Guimarães

Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará

Novembro /2020