Congresso Nacional de Feijão-Caupi 2019 (V CONAC)

Data de publicação: 2 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

O feijão-caupi é uma cultura alimentícia cultivada em diversas regiões brasileiras, apresentando-se como fonte básica de alimentação humana em meios rurais e urbanos, principalmente no Nordeste brasileiro. Situa-se entre as mais importantes culturas leguminosas, com sementes ricas em proteína, mesmo em solos de baixa fertilidade, regiões de altas temperaturas e condições de estresse hídrico, produzindo bem em solos degradados.

A estimativa de área cultivada com feijão-caupi no Brasil para a safra 2017/2018 é de 1.442 mil ha, considerando-se o cultivo em três safras. A maior área cultivada e, consequentemente, a maior produção se dá na segunda safra (503 mil t, safra 17/18) e nesta, o Estado do Ceará é dentre todos da região Nordeste e demais estados produtores de feijão-caupi no Brasil, o que apresenta maior área de plantio com a cultura (404,20 mil ha).

Diante de sua grande importância como cultura alimentícia para a região Nordeste e, considerando-se uma cultura que apresenta rápida expansão por todo o Brasil e, também, considerada como mais uma opção de cultura de exportação, a quinta edição do Congresso Nacional de Feijão-Caupi (V CONAC) acontecerá entre os dias 05 a 07 de junho de 2019 e trará como tema central “Sustentabilidade e inovações tecnológicas para o feijão-caupi: desafios e perspectivas” e terá a cidade de Fortaleza-CE como sede, com a promoção da Universidade Federal do Ceará e apoio da Embrapa Meio Norte.

A programação do V CONAC será constituída de três eixos principais: científico, técnico e comercial e tem como objetivo estimular a interação entre os participantes, troca de experiências, promover debates e atualizar o público sobre as principais inovações, mercado, pesquisas e tecnologias relacionadas à cultura do feijão-caupi.

Os organizadores atuais do evento esperam repetir o sucesso alcançado nas edições anteriores desse tradicional congresso, principalmente, o sucesso alcançado no IV CONAC, realizado em Sorriso, MT, onde a participação de produtores e empresários foi a maior observada nos últimos eventos.

O Congresso já conta com a participação confirmada de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que são referências em suas pesquisas, o que ampliará a visibilidade do Brasil nessa área de conhecimento.

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://vconac2019.com.br/

Fonte: Comissão Organizadora do V CONAC