Bolsa de Pesquisa no Centro de Ciências

b) Bolsa de Pesquisa Remunerada

a) Bolsa de Pesquisa Voluntária

Prezados estudantes,

Estão disponíveis duas vagas de bolsa de Iniciação Científica-Voluntária (IC-Voluntária, ou seja, sem remuneração) referentes ao Edital Nº 1/2020 (http://sysprppg.ufc.br/pibic/images/editais/EditalPIBIC2020-2021.pdf) para o Laboratório de Biotecnologia Vegetal, sob minha orientação. O projeto intitulado EFEITO DA QUALIDADE DA LUZ E DA AÇÃO COMBINADA DE AUXINAS E ELICITORES NA INDUÇÃO IN VITRO DE RAÍZES ADVENTÍCIAS DE NONI (Morinda citrifolia) faz uso de técnicas de cultivo in vitro de tecidos vegetais. A pesquisa em questão requer atividade presencial, não podendo ser conduzida de forma remota. Para tanto, serão seguidas todas as normas de segurança sanitária.

O(a) candidato(a) à bolsa IC-voluntária deve cumprir os seguintes requisitos:

– ser estudante regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFC e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/);

– ter, no máximo, 3 (três) reprovações no histórico escolar, considerando os semestres 2018.2, 2019.1, 2019.2 e 2020.1, excetuando o candidato(a) contemplado(a) com bolsas IC no edital imediatamente anterior;

– ter disponibilidade de tempo e dedicar-se, no mínimo, 16 (dezesseis) horas semanais às atividades de pesquisa;

– não poderá, no período de vigência da bolsa, ter vínculo empregatício ou participar de qualquer outro programa de bolsa, interno ou externo à UFC, inclusive na modalidade de voluntário ou de estágio.

Os interessados devem enviar e-mail para cpaiva@ufc.br, até 18 de agosto, com as seguintes informações:

– Dados pessoais (Nome, número de matrícula, CPF, RG, Filiação, endereço completo, número de telefone)

– Histórico Escolar (anexar arquivo em pdf)

– Horários disponíveis para o laboratório (o edital estabelece o mínimo de 16 h semanais)

O prazo limite para indicação dos bolsistas, no caso de bolsa voluntária, é 05 de setembro, mas tão logo seja feita a indicação  do bolsista na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação as atividades serão iniciadas.

Atenciosamente,

Profa. Cristina Paiva da Silveira Carvalho
Laboratório de Biotecnologia Vegetal
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

b) Bolsa de Pesquisa Remunerada

OPORTUNIDADE DE TREINAMENTO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM BOLSA DO CNPQ

PROJETO: ESTUDOS DE EFEITOS DE CAMPO MAGNÉTICO SOBRE SISTEMAS BIOLÓGICOS VEGETAIS

GRUPO DE PESQUISA -BIOTECNOLOGIA MOLECULAR DE LÁTEX VEGETAL

LABORATÓRIO DE CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS

CONTATO: PROFESSORA CRISTINA PAIVA

E-MAIL: cristinapaivadasilveira@gmail.com

Candidaturas enviar e-mail com:

PDF do histórico escolar

Carta de motivação

Requisitos:

i.   ser estudante regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFC e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

ii.   poderá ter, no máximo, 3 (três) reprovações no histórico escolar, considerando os semestres 2018.2, 2019.1, 2019.2 e 2020.1, excetuando o candidato(a) contemplado(a) com bolsas IC no edital imediatamente anterior;

iii.   não será elegível, para qualquer modalidade de bolsas deste edital, caso esteja repetindo a atividade curricular: Trabalho de Conclusão de Curso;

iv.   deverá comprometer-se a ter disponibilidade de tempo e dedicar-se, no mínimo, 16 (dezesseis) horas semanais às atividades de pesquisa;

v.   não poderá, no período de vigência da bolsa, ter vínculo empregatício ou participar de qualquer outro programa de bolsa, interno ou externo à UFC, inclusive na modalidade de voluntário ou de estágio.

Valor da bolsa 400,00 (12 meses)

Prazo para candidaturas: até dia 13 de agosto

Bolsas disponíveis: 02