Prazos e orientações para conclusão de TCC e Estágio Supervisionado – semestre 2022.1

Data de publicação: 22 de junho de 2022. Categoria: Notícias

• Prazo sugerido para defesas de TCC: até 06/07/2022
  • Período para realizar as correções no TCC: Até 15/07/2022
  • Entrega das documentações relativas ao ESTÁGIO e ao TCC: até 16/07/2022 (Enviar para o e-mail: agronomia@ufc.br)
  • Entrega dos documentos para expedição do diploma: até 20/07/2022

As defesas poderão ocorrer de forma presencial ou remota

Comunicado da PROGRAD: Considerando o aumento de casos de covid-19 e de outras síndromes gripais nas últimas semanas e considerando que as defesas de TCC podem gerar aglomerações, informamos que fica autorizada a realização de sessões de defesa de TCC no formato remoto para o semestre 2022.1.

Para as defesas de TCC por videoconferência o seguinte protocolo deve ser seguido:

Certifique-se que a qualidade do sinal de internet que você tem acesso é adequada para a realização de videoconferências. Caso seja, o seguinte procedimento deverá ser seguido:

1. 1. Definição de data, horário e a plataforma digital para defesa. A defesa deverá ser AGENDADA em plataforma digital que permita compartilhamento de tela e áudio do (a) apresentador(a), interatividade com a banca e visualização pela plateia. Podem ser utilizadas diversas plataformas como Google Meet, Jitsi Meet, Zoom, Cisco Webex Meeting, etc. OBS: O conhecimento a respeito do funcionamento e agendamento na plataforma de videoconferência é de inteira responsabilidade do(a) orientador(a) e do(a) estudante, não cabendo à Coordenação do Curso esclarecer dúvidas a esse respeito.
  2. 2. O(A) orientador(a) envia para agronomia@ufc.br a Declaração de formação de banca de TCC. No formulário, os itens: na sala número e localizada no(a), deve ser especificada a plataforma digital de videoconferência acompanhada do link de acesso à reunião pré-agendada. Exemplo: …a data prevista para a defesa será 20 de janeiro de 2022, às 14:00 horas, por videoconferência por meio da plataforma Google Meet podendo ser acompanhada a partir do link https://meet.google.com/ruo-qozf-wsb. Prazo mínimo para agendamento: 7 dias antes da defesa.
  3. 3. Entrega do TCC (POR E-MAIL) aos membros da banca avaliadora pelo(a) estudante ou orientador(a). Pelo menos 7 dias antes da data de defesa.
  4. 4. Os formulários necessários para o dia da defesa de TCC estão disponíveis no site do curso de Agronomia:  Ficha de avaliação de TCC e  Ata de defesa de TCC
  5. 5. A defesa será realizada pela exposição de apresentação oral do TCC, seguida de arguição pela banca em sessão pública. OBS. O PPC do Curso de Agronomia específica que a defesa deve ser realizada em sessão pública. Para tanto, qualquer pessoa poderá ter acesso à sessão de defesa a partir do link de agendamento da videoconferência. Se houver alguma perturbação inconveniente/obscena ao andamento dos trabalhos, caberá ao gestor/gerente da videoconferência promover a remoção desse(a) participante.
  6. 6. Os formulários serão preenchidos e assinados DIGITALMENTE pelos membros da banca EM ARQUIVO PDF após a defesa.
  7. 7. O estudante realizará as correções, caso solicitadas pela banca.
  8. 8. O estudante gerará ficha catalográfica a partir do  Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas
  9. 9. Os seguintes documentos deverão ser enviados para agronomia@ufc.br.  Observação: Os documentos a, b e c listados abaixo deverão ser encaminhados a partir do e-mail institucional do orientador.

a)       Fichas de avaliação de TCC preenchida com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em formato PDF).

b)      Ata de defesa de TCC preenchida com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em formato PDF).

c)       Versão final do TCC (em formato PDF), aprovada pelo orientador, e redigida de acordo com o Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da UFC contendo:

I –Ficha catalográfica

II – Folha de aprovação (é um elemento obrigatório e nela deve ser colocada a data da defesa do trabalho, mas não devem constar as assinaturas dos membros da banca avaliadora)

d)      Formulário Repositório Institucional da UFC Entregar por e-mail em arquivo no formato word.

e)      Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais 2021 – (preenchido, assinado e digitalizado em formato PDF).

Formulários de avaliação do ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Orientações para colação de grau:

Lista de documentos para expedição do diploma: