NEEF recebe alunos do 7º período do curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB

Data de publicação: 5 de julho de 2017. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC recebeu na manhã do dia 23 de junho de 2017 discentes do sétimo período do curso de agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, localizada em Redenção-CE, para uma visita técnica sobre Manejo e Avaliação de Pastagens. Estiveram presentes 21 discentes da disciplina Forragicultura e Pastagem, sob coordenação do professor Silas Primola Gomes, responsável pela disciplina. A visita foi conduzida pelos doutorandos Clésio dos Santos Costa e Jefte Arnon Almeida Conrado, auxiliados pelos discentes do curso de Agronomia Bruno Pereira de Almeida e Matheus Moreira Oliveira. Durante a visita, foram explanados tópicos sobre a importância do uso de medidas de avaliação de pastagens com o intuito de auxiliar um bom manejo do pasto. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer o pasto do NEEF, compostos pelo capim-tifton 85, pelo capim-braquiária e pelo capim-massai. Também foram abordadas as técnicas de suplementação dos rebanhos adotadas no NEEF. Os discentes foram divididos em dois grupos e puderam realizar as práticas de contagem de perfilhos em alguns pontos da pastagem. Juntamente com essa avaliação, foram obtidas alturas do pasto em condição de pré-pastejo e pós-pastejo do capim-braquiária. Para finalizar, foi realizada a amostragem da biomassa de forragem e demonstrados os cálculos para estimativa da biomassa de forragem total. Portanto, é muito gratificante para o NEEF receber essas visitas técnicas, proporcionando assim oportunidades para os discentes vivenciarem algumas rotinas com as quais se defrontarão no futuro como profissionais.

Clésio dos Santos Costa, Doutorando em Zootecnia/CCA/UFC

Maiores informações: (85)3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)