h) Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

[AC0510 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC]

1- ORIENTAÇÕES SOBRE TCC:

O TCC (Monografia) constitui um documento de cunho científico, portanto, deverá ser elaborada uma tese  com base em dados coletados e avaliados seguindo-se uma metodologia científica e, posteriormente, defendida pelo estudante e avaliada por uma banca de examinadores.

Modelo de Monografia a ser seguido de acordo com as normas vigentes da Biblioteca Universitária UFC.

Sobre normas do Curso para TCC:  Manual Normas Gerais de Trabalho de Conclusão de Curso
[ carga horária, modalidades, orientadores, formação de banca, etc ];

Mais detalhes acessar o Fluxograma atividades AC0509 / AC0510 / AGRN0001 (Aba > Documentos e formulários)

2- MATRÍCULA NO COMPONENTE AC0510- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

No período de Matrícula, conforme calendário universitário; o orientador deverá enviar um E-mail  à coordenação com a Declaração de orientação de TCC.

Observação: A partir do semestre 2020.1, a matrícula deste componente curricular também obedecerá o calendário universitário, portanto, a coordenação só poderá incluir as solicitações até o último dia de matrícula irrestrita, evitando o cancelamento dos alunos. Caso haja o cancelamento, o discente não poderá ter status ativado para o semestre vigente, tendo que se submeter ao processo de reabertura de matrícula para o próximo período letivo conforme data definida no calendário. Ressaltamos ainda que a reabertura é um processo que será sujeito a análise.

3- ENCONTROS COM A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC DO CURSO DE AGRONOMIA:

– Reuniões geralmente nas sextas-feiras, de 12:30 às13:30. O local e o assunto de cada reunião serão divulgados com antecedência por e-mail e folders.

4- AGENDAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE  TCC:

No período definido pela coordenação, o orientador enviará um E-mail  à coordenação com a Declaração de formação de banca de TCC;

4.1– Período de defesa de TCC:

A Coordenação divulga o prazo em cada período letivo.

Defesa de TCC por videoconferência: Conforme o guia tô de volta, página 10, as defesas de trabalhos de conclusão de curso de graduação deverão ser realizadas no formato presencial.

4.2– Declaração de participação em banca de defesa de TCC:

Após a coordenação receber a ata de defesa de TCC, será emitida uma  declaração de participação em banca de defesa de TCC.

4.3– Documentos, formulários e modelos:

Declaração de orientação de TCC [ Enviar à coordenação somente o texto via e-mail]
Declaração de formação de banca de TCC [ Enviar à coordenação somente o texto via e-mail]
Ficha de avaliação de TCC  [ Imprimir uma para cada membro da banca de defesa de TCC]
Ata de defesa de TCC  [ Imprimir para o presidente da banca de defesa do TCC e preencher de forma legível]

5- ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

5.1 –Prazo de entrega na coordenação do curso: no período definido, preferencialmente, o orientador enviará um E-mail  à coordenação anexando a versão final do TCC nos formatos word e pdf.

5.2 – Normas para versão final do TCC:

1-  Normas para recebimento de trabalhos acadêmicos  – [biblioteca universitária];

2-  Normalização de trabalhos acadêmicos  – [biblioteca universitária];

3-   Solicitação de Ficha Catalográfica – [biblioteca universitária];

4-   Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais – [biblioteca universitária]

5-   Formulário do Repositório Institucional/ufc  Repositório Institucional da ufc.

5.3. – Para esclarecimento de dúvidas e outras informações:

Coordenação de TCC e Estágios: agronomia@ufc.br

Lista de Verificações do Concluinte [CheckList]

checklist-estagio-tcc-ativcompl-form

Assuntos relacionados:

– Sobre conclusão de curso/integralização curricular acessar a página Concluinte

– Sobre formatura/Colação de Grau acessar a página Formando