Colações de grau dos concludentes 2020.1 serão realizadas pela Internet

Data de publicação: 15 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

Rápida, segura e inteiramente digital. Assim está sendo a outorga de grau dos concludentes do semestre letivo 2020.1 na Universidade Federal do Ceará. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, a assinatura de lista de colação agora é realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Cada estudante tem o acesso liberado exclusivamente para este fim.

Alunos com todos os requisitos cumpridos para a conclusão do curso podem colar grau, solicitando à coordenação de seu curso, em qualquer período, no decorrer da execução do Plano Pedagógico de Emergência (PPE). Não há datas pré-estabelecidas, nem solenidades presenciais, com as colações sendo efetivadas logo após o deferimento e finalização do processo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Para solicitar colação de grau, os concludentes devem encaminhar à coordenação de curso os seguintes documentos:

• Solicitação de outorga de grau 2020.1 (modelo disponível para download);
  • Requerimento de outorga de grau/expedição de diploma, preenchido de forma legível (modelo-requerimento-de-outorga-de-grau-regular-(atualizado-em-15.09.20))
  • Documento de identidade com foto, que poderá ser um dos seguintes: carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social; carteira de conselho profissional; identidade funcional expedida por órgão público; passaporte; registro nacional de estrangeiro ou carteira nacional de habilitação, desde que acompanhada de cópia autenticada de documento que comprove o local de nascimento do aluno;
  • Certidão de quitação eleitoral (emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral);
  • Carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino;
  • Certidão de nada consta da Biblioteca Universitária  (que pode ser solicitada pelos e-mails bu@ufc.br e daa.bu@ufc.br, ou pelo Whatsapp 85 3366 9507);
  • Documento oficial que comprove a grafia do nome do aluno, inclusive com sinais ortográficos, caso a grafia que conste no documento de identidade apresentado esteja incorreta ou desatualizada.

As instruções para assinatura da lista de colação no SEI e a senha de acesso ao sistema são informadas aos concludentes por e-mail, após o processo ser analisado e deferido pela PROGRAD. Por isso, é imprescindível que o estudante indique na solicitação de outorga de grau regular um e-mail válido e que seja verificado constantemente.

No dia determinado para a colação de grau, durante o horário estabelecido, os formandos assinam eletronicamente a lista digital. Em seguida, o reitor Prof. Cândido Albuquerque, os diretores e coordenadores de curso das Unidades Acadêmicas envolvidas, bem como a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, assinam a ata de colação de grau.

O edital assinado pelo reitor conferindo grau aos estudantes que assinaram a lista é publicado no site da PROGRAD. Já a certidão de colação de grau é disponibilizada para emissão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no dia útil seguinte após a colação de grau.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação gabinete@prograd.ufc.br