Prazos e orientações para conclusão de TCC e Estágio Supervisionado – semestre 2023.1

Data de publicação: 16 de junho de 2023. Categoria: Notícias

Prazo sugerido para defesas de TCC: até 03/07/2023

Período para realizar as correções no TCC: até 14/07/2023

Entrega das documentações relativas ao ESTÁGIO e ao TCC: até 15/07/2023 (Enviar para o e-mail: agronomia@ufc.br)

Entrega dos documentos para expedição do diploma: até 23/07/2023

Agendamentos e Defesas de TCC:

As defesas deverão ser preferencialmente realizadas de forma presencial. Caso necessário, poderá ser realizada por videoconferência com a devida anuência do orientador enviada para o e-mail agronomia@ufc.br.

Em caso de defesa por videoconferência, certifique-se que a qualidade do sinal de internet que você tem acesso é adequada para a realização de videoconferências. A defesa deverá ser AGENDADA em plataforma digital que permita compartilhamento de tela e áudio do (a) apresentador(a), interatividade com a banca e visualização pela plateia. Podem ser utilizadas diversas plataformas como Google Meet, Jitsi Meet, Zoom, Cisco Webex Meeting, etc. OBS: O conhecimento a respeito do funcionamento e agendamento na plataforma de videoconferência é de inteira responsabilidade do(a) orientador(a) e do(a) estudante, não cabendo à Coordenação do Curso esclarecer dúvidas a esse respeito. No formulário de agendamento de defesa, os itens: na sala número e localizada no(a), deve ser especificada a plataforma digital de videoconferência acompanhada do link de acesso à reunião pré-agendada. Exemplo: “…a data prevista para a defesa será 20 de janeiro de 2022, às 14:00 horas, por videoconferência por meio da plataforma Google Meet podendo ser acompanhada a partir do link https://meet.google.com/ru-qof-wsb“. Qualquer pessoa poderá ter acesso à sessão de defesa a partir do link de agendamento da videoconferência. Se houver alguma perturbação inconveniente/obscena ao andamento dos trabalhos, caberá ao gestor/gerente da videoconferência promover a remoção desse(a) participante.

Procedimentos:

1. O(A) orientador(a) envia para agronomia@ufc.br a Declaração de formação de banca de TCC. Prazo mínimo para agendamento: 7 dias antes da defesa.

2. Entrega do TCC aos membros da banca avaliadora pelo(a) estudante ou orientador(a). Pelo menos 7 dias antes da data de defesa.

3. Os formulários necessários para o dia da defesa de TCC estão disponíveis no site do curso de Agronomia:  Ficha de avaliação de TCCAta de defesa de TCC

4. A defesa será realizada pela exposição de apresentação oral do TCC, seguida de arguição pela banca em sessão pública. OBS. O PPC do Curso de Agronomia específica que a defesa deve ser realizada em sessão pública.

5. Os formulários serão preenchidos e assinados pelos membros da banca após a defesa.

6. O estudante realizará as correções, caso solicitadas pela banca.

7. O estudante gera a ficha catalográfica a partir do  Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas e insere no arquivo do trabalho.

8. Os seguintes documentos deverão ser enviados para agronomia@ufc.brObservação: Os documentos a, b e c listados abaixo deverão ser encaminhados a partir do e-mail institucional do orientador.

a)   Fichas de avaliação de TCC preenchidas com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em formato PDF).

b)  Ata de defesa de TCC preenchida com letra legível, ou digitada, sem rasuras e assinada por todos os membros da banca (em formato PDF).

c)       Versão final do TCC (em formato PDF), aprovada pelo orientador, e redigida de acordo com o Guia de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da UFC contendo:

I –Ficha catalográfica

II – Folha de aprovação (é um elemento obrigatório e nela deve ser colocada a data da defesa do trabalho, mas não devem constar as assinaturas dos membros da banca avaliadora)

d)  Formulário Repositório Institucional da UFC (Entregar por e-mail em arquivo no formato Word).

e)  Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais 2021 – (preenchido, assinado e digitalizado em formato PDF).

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Após a conclusão do estágio supervisionado o estudante deverá entregar via e-mail agronomia@ufc.br  os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados em formato PDF:

1- avaliação do estágio – orientador;

2- avaliação do estágio – estagiário;

Orientações para colação de grau:

A colação de grau continua sendo realizada de forma não presencial conforme orientações no link: https://prograd.ufc.br/pt/informes-aos-concludentes-sobre-as-colacoes-de-grau-e-emissao-de-diplomas-do-fim-do-semestre-2023-1/