Orientações para matrícula no semestre 2022.2

Data de publicação: 26 de julho de 2022. Categoria: Notícias

Prezados estudantes,

Por favor, leiam atentamente as orientações para matrícula no semestre letivo 2022.2.

• Matrículas

Todos os estudantes deverão fazer matrícula dentro dos períodos estabelecidos no calendário acadêmico, inclusive os alunos que solicitaram trancamento total no semestre 2022.1.

2.1 – Ingressantes 2022.2

Acompanhar notícias divulgadas pela Prograd.

2.2 – Alunos Veteranos

27 à 29 de julho de 2022 – Primeiro período de matrícula via SIGAA (caso tenha dúvidas a respeito do procedimento, consulte o seguinte documento https://www.ufc.br/images/_files/ufc_digital/sistemas_administrativos/si3-sigaa_matricula_on-line.pdf);

03 de agosto – processamento do primeiro período de matrícula;

04 e 05 de agosto de 2022 – Período ajuste de matrícula via SIGAA;

10 de agosto – processamento do segundo período de matrícula;

18 e 19 de agosto de 2022 – Primeiro período de ajuste de matrícula em tempo real via SIGAA (nesse período não é permitida a exclusão de disciplinas);

Das 7 horas da manhã do dia 19 de agosto até 07 horas da manhã do dia 20 de agosto – Preenchimento de formulário para solicitação de matrículas junto à Coordenação (veja item 2.2.1)

25 de agosto de 2022 – Segundo período de ajuste de matrícula em tempo real via SIGAA;

2.2.1 Solicitação de matrícula na coordenação

Atentem para o fato de que a realização do procedimento de matrícula não garante vaga em todas as disciplinas selecionadas. Portanto, após o processamento de cada fase de matrícula verifiquem em seus históricos se a matrícula foi efetivada. Caso não tenha sido efetivada, tentem a matrícula novamente na segunda fase e no ajuste de matrícula em tempo real. Se não conseguir matrícula durante o primeiro ajuste de matrícula em tempo real, você pode solicitar a matrícula à Coordenação por meio do preenchimento do formulário disponibilizado para esse fim.

O link do formulário será disponibilizado no formato de fórum do SIGAA a partir das 7 horas da manhã do dia 19 de agosto, permanecendo aberto por 24 horas.

A solicitação de matrículas com quebra de pré-requisitos será atendida exclusivamente pelo preenchimento deste formulário e mediante autorização prévia do professor, enviada pelo professor para o e-mail cooagro@ufc.br. Caso a autorização não seja enviada, a coordenação não realizará a matrícula e não consultará o professor.

Nessa fase, a coordenação irá distribuir as vagas remanescentes e privativas, de acordo com critérios de prioridade e tentar abrir novas vagas junto aos Departamentos. Informações detalhadas serão fornecidas em ocasião oportuna.

Não solicitem abertura de vagas diretamente aos professores, caso haja necessidade, a abertura de vagas em turmas específicas será solicitada pela coordenação.

2.3 – Estudantes que já estão cumprindo plano de estudos por exceder o tempo de curso e estão com a funcionalidade de matrícula bloqueada

Os estudantes que já estão cumprindo planos de estudo por exceder o tempo de conclusão de curso, deverão solicitar matrícula pelo e-mail cooagro@ufc.br. O e-mail de solicitação deverá conter: Nome completo; matrícula, disciplinas e respectivas turmas. Realize a solicitação preferencialmente até o dia 28 de julho e verifique se o pedido de matrícula foi deferido pela Prograd após o processamento de matrícula da primeira fase. Caso a matrícula em alguma disciplina não tenha sido atendida, solicite a matrícula via formulário descrito no item 2.2.1.

2.4 – Estudantes que excederam o tempo de conclusão do curso este semestre e estão com a funcionalidade de matrícula bloqueada no Sigaa

Estudantes nessa situação terão a funcionalidade de matrícula bloqueada no SIGAA. A matrícula poderá ser feita pela Coordenação mediante a assinatura do termo de ciência e do plano de estudos (https://agronomia.ufc.br/wp-content/uploads/2018/07/form-planoestudo-prazoconclusextrapolado-curric-2008.doc). O plano de estudos deverá ser preenchido, iniciando no semestre 2022.2, com todas as disciplinas remanescentes para que o estudante complete o curso (checar histórico). A carga horária de disciplinas optativas também deve ser prevista no plano de estudo. Esses documentos deverão ser preenchidos, assinados e enviados para o e-mail da coordenação (cooagro@ufc.br) preferencialmente antes do dia 28 de julho.

2.5 – Estudantes concludentes 2022.2

As matrículas nas atividades de final de curso não são feitas via SIGAA, apenas a Coordenação possui a funcionalidade de realizar matrículas em TCC, Estágio Supervisionado Obrigatório e Atividades Complementares.

Os prazos, forma de solicitação de matrícula e documentos necessários podem ser acessadas no fluxograma concludentes 2022.2 disponível em <www.agronomia.ufc.br> aba > Documentos e formulários.

Para maiores esclarecimentos, será realizada uma reunião no dia 18/08/22, às 13h, na sala 01 do bloco 874.