Prezados (as) estudantes,
Por favor, leiam atentamente as orientações para matrícula no semestre letivo 2023.1.
Houve alteração da data de início do semestre letivo para 13 de março.
- 1 – Matrículas
Todos os estudantes deverão fazer matrícula dentro dos períodos estabelecidos no calendário acadêmico, inclusive os alunos que solicitaram trancamento total no semestre 2022.2.
Caso não tenha condições de acompanhar o semestre letivo 2023.1 e se enquadre em pelo menos uma das justificativas previstas no Regimento geral da UFC, o estudante deverá solicitar o trancamento total durante o período de matrícula. O trancamento deve ser solicitado mesmo que já tenha realizado o trancamento total no semestre anterior. (orientações para o trancamento: https://agronomia.ufc.br/pt/documentos-e-formularios/)
2.1 – Ingressantes 2023.1
Acompanhar notícias divulgadas pela PROGRAD.
2.2 – Alunos Veteranos
01 à 03 de fevereiro de 2023 – Primeiro período de matrícula via SIGAA (caso tenha dúvidas a respeito do procedimento, consulte o seguinte documento https://www.ufc.br/images/_files/ufc_digital/sistemas_administrativos/si3-sigaa_matricula_on-line.pdf);
09 de fevereiro – processamento do primeiro período de matrícula (após essa data, verifique no sistema se você conseguiu vaga em todas as disciplinas solicitadas);
10 a 13 de fevereiro – Período ajuste de matrícula via SIGAA;
16 de fevereiro – processamento do segundo período de matrícula;
15 e 16 de março – Primeiro período de ajuste de matrícula em tempo real via SIGAA (nesse período não é permitida a exclusão de disciplinas);
Das 7 horas da manhã do dia 16 de março às 07 horas da manhã do dia 17 de março – Ajuste de possíveis pendências de matrículas junto à Coordenação (veja item 2.2.1)
22 de março – Segundo período de ajuste de matrícula em tempo real via SIGAA;
2.2.1 Solicitação de ajuste de matrícula na coordenação
Atentem para o fato de que a realização do procedimento de matrícula não garante vaga em todas as disciplinas selecionadas. Portanto, após o processamento de cada fase de matrícula verifiquem em seus históricos se a matrícula foi efetivada. Caso não tenha sido efetivada, tente a matrícula novamente na segunda fase e no ajuste de matrícula em tempo real. Se não conseguir matrícula durante o primeiro ajuste de matrícula em tempo real, você pode solicitar a matrícula à Coordenação por meio do preenchimento do formulário disponibilizado para esse fim.
O link do formulário será disponibilizado no formato de fórum do SIGAA no dia 16 de março, permanecendo aberto por 24 horas.
A solicitação de matrículas com quebra de pré-requisitos será atendida exclusivamente pelo preenchimento deste formulário e mediante autorização prévia do professor, enviada pelo professor para o e-mail cooagro@ufc.br. Caso a autorização não seja enviada, a coordenação não realizará a matrícula e não consultará o professor.
Nessa fase, a coordenação irá distribuir as vagas remanescentes e privativas, de acordo com critérios de prioridade e em casos especiais, tentar abrir novas vagas junto aos Departamentos.
Não solicitem abertura de vagas diretamente aos professores, caso haja necessidade, a abertura de vagas em turmas específicas será solicitada pela coordenação.
2.3 – Estudantes que já estão cumprindo plano de estudos por exceder o tempo de curso e estão com a funcionalidade de matrícula bloqueada
Os estudantes que já estão cumprindo planos de estudo por exceder o tempo de conclusão de curso deverão solicitar matrícula pelo e-mail cooagro@ufc.br. O e-mail de solicitação deverá conter: Nome completo; matrícula, disciplinas e respectivas turmas. Realize a solicitação o quanto antes e verifique se o pedido de matrícula foi deferido pela PROGRAD após o processamento de matrícula da primeira fase. Caso a matrícula em alguma disciplina não tenha sido atendida, solicite a matrícula via formulário descrito no item 2.2.1. Solicite as turmas de acordo com o previsto em seus planos de estudo, procurem o coordenador, caso não tenham conseguido cumprir o plano de estudo ou seja necessário realizar alguma alteração.
2.4 – Estudantes que excederam o tempo de conclusão do curso este semestre e estão com a funcionalidade de matrícula bloqueada no Sigaa
Estudantes nessa situação terão a funcionalidade de matrícula bloqueada no SIGAA. A matrícula poderá ser feita pela Coordenação mediante apresentação do plano de estudos (https://agronomia.ufc.br/wp-content/uploads/2018/07/form-planoestudo-prazoconclusextrapolado-curric-2008.doc). O plano de estudos deverá ser preenchido, iniciando no semestre 2023.1, com todas as disciplinas remanescentes para que o estudante complete o curso (checar histórico). A carga horária de disciplinas optativas também deve ser prevista no plano de estudo. Atentem também para os pré-requisitos necessários para cursar as disciplinas. Este documento deverá ser preenchido e enviado para o e-mail da coordenação (cooagro@ufc.br) o mais breve o possível. A coordenação fará o registro do plano de estudos no sistema e entrará em contato com as orientações de prosseguimento do processo.
2.5 – Estudantes com matrícula bloqueada por reprovação por falta.
Comparecer na coordenação para assinar o termo de ciência e desbloqueio de matrícula.
2.6 – Estudantes com matrícula cancelada por abandono ou por reincidência em reprovação por falta após terem assinado o termo de ciência
Não poderá realizar a matrícula em 2023.1 e deverá submeter solicitação de reabertura de matrícula para 2023.2 dentro do período estabelecido no calendário acadêmico, conforme orientações: https://prograd.ufc.br/pt/perguntas-frequentes/reabertura-de-matricula/
2.7 – Estudantes concludentes 2023.1
As matrículas nas atividades de final de curso não são feitas via SIGAA, apenas a Coordenação possui a funcionalidade de realizar matrículas em TCC, Estágio Supervisionado Obrigatório e Atividades Complementares.
Os prazos, forma de solicitação de matrícula e documentos necessários podem ser acessadas no fluxograma concludentes 2023.1 disponível em <www.agronomia.ufc.br> aba > Documentos e formulários.
As solicitações de matrículas em TCC e estágio podem ser realizadas antes do início do período letivo.
Para maiores esclarecimentos, será realizada uma reunião com data a ser definida.