NEEF recebe alunos do IFCE, Campus de Tauá para uma visita técnica

Data de publicação: 13 de junho de 2018. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC recebeu em 04 de maio de 2018, dentro de uma visita a diversos setores da UFC 36 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, (IFCE) Campus de Tauá para uma visita técnica sobre o tema “Técnicas de Manejo de Pastagens e Ruminantes”. Os alunos vieram acompanhados dos professores Felipe Antônio Dantas Monteiro, Weberte Alan Sombra, Willame de Araújo Cavalcanti e Felipe Alves de Brito. A visita foi conduzida pelo Zootecnista e Pós-doutorando Rafael Nogueira Furtado, com o auxílio da estudante Bruna Monteiro. Foram abordados os seguintes temas na visita: Manejo de plantas forrageiras sob pastejo; Manejo da fertilidade do solo e da irrigação em pastagens; Manejo de pastagens sob sequeiro, solteiras e consorciadas; Manejo de capineiras; Conservação de forragens na forma de feno e de silagem; Instalações zootécnicas. Os alunos inicialmente foram conduzidos ao pasto do NEEF, onde o pós-doutorando Rafael Furtado apresentou o manejo do capim-massai em diferimento e a consorciação do capim-tamani com a leguminosa cunhã, ambas estratégias de produção sob regime de sequeiro. Em seguida, o prof. Alan Sombra, do IFCE Tauá comentou sobre o manejo de pastagens irrigadas, uma vez que é egresso do NEEF e conhecia bem o sistema de pastejo adotado nesse setor. Logo após, os estudantes foram conduzidos às instalações de confinamento do NEEF, onde foram apresentadas as baias de confinamento coletivo e individual. Nas primeiras, foi demonstrado o funcionamento do sistema de canzis para facilitar o manejo alimentar dos animais. Também foram apresentadas as baias de confinamento individual, onde são realizadas as provas de desempenho e foram apresentadas as capineiras e legumineira, utilizadas para suplementação volumosa do rebanho nas formas de silagem e de feno. Ao final da visita, o aluno Vitor Cirilo, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária do IFCE Tauá afirmou: “como meu pai é criador, me chamou atenção a forma de manejar a pastagem, coisa que até então não conhecia! Para mim a visita despertou a vontade de aprender a fazer o manejo correto, objetivando melhorias em nossa propriedade”. Por sua vez, o prof. Alan Sombra afirmou “sentir-se feliz em estar no NEEF, onde quando aluno de agronomia teve a oportunidade de ser integrante dessa equipe, hoje retornando como professor, dando a oportunidade aos alunos do IFCE Tauá de conhecer um pouco da vivência do NEEF, despertando neles a curiosidade em querer aprender mais. O professor afirmou ainda estar muito grato aos que fazem o NEEF por terem contribuído na formação dos alunos do IFCE Tauá, mesmo que por alguns instantes, mas com certeza de grande proveito para todos”.

Fonte: Magno José Duarte Cândido, Professor do Dpto. Zootecnia/CCA/UFC
Maiores informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br