NEEF recebe alunos da UNILAB para uma visita técnico-científica

Data de publicação: 13 de junho de 2018. Categoria: Notícias

No último dia 04 de maio de 2018, o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC, recebeu a visita de alunos e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Estiveram presentes na visita 30 alunos do 7° semestre do curso de Agronomia além do professor Silas Primola Gomes, responsável pela disciplina de Forragicultura e pastagens da referida instituição. A visita teve como objetivo sanar dúvidas e demonstrar in loco, todo o processo de formação, manejo (sob corte e pastejo), conservação de pastagem cultivadas, além de conceitos gerais sobre o manejo de ovinos da raça Morada Nova e o uso de sistema de irrigação fixa. A atividade foi conduzida pelo doutorando Jefte Arnon de Almeida Conrado e pela aluna do curso de Zootecnia e bolsista Sabrina Silva Maia. Foram apresentadas às instalações e toda infraestrutura pertencentes ao NEEF, tendo sido dado uma maior ênfase aos seguintes assuntos: manejo alimentar, reprodutivo e sanitário de ovinos, formação, manejo e conservação de volumosos, manejo de pastagem consorciada, uso de adubação e irrigação de pastagens e avaliação de frequência, intensidade e persistência de gramíneas forrageiras. Além da parte da visita, os alunos puderam observar como ocorre o processo de formação e condução de uma pesquisa científica, dentre elas a pesquisa de consorciação gramíneas x leguminosas e, do uso de alguns equipamentos como o AccuPAR LP-80 e o SPAD. De acordo com o professor Silas Gomes “Já visitei o NEEF várias vezes, e a cada visita é sempre enriquecedora”, segundo a aluna Nancy Costa “a visita nos permitiu ver como são realizadas as pesquisas e aprender um pouco mais sobre manejo de pasto”. De modo geral, os alunos classificaram a visita como oportuna, produtiva e essencial para o seu processo de formação, pois deste modo, conseguiram identificar o quanto um sistema de produção é “dinâmico” e assim poder melhorar o seu desempenho perante o mercado de trabalho. Para os profissionais e alunos que contribuem para o desenvolvimento do NEEF, atividades como esta são muito importantes e válidas, pois assim é possível contribuir no processo de formação dos futuros profissionais, além de solidificar as parcerias com as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Jefte Arnon de Almeida Conrado, doutorando em Zootecnia-UFC
Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (prof. Magno Cândido)