Evento marca início do centenário da Escola de Agronomia do Ceará

Data de publicação: 8 de maio de 2018. Categoria: Notícias

Homenagens a 100 professores, servidores e instituições parceiras, entre elas uma ao Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula (in memoriam); descerramento de placa comemorativa; inauguração do Monumento do Centenário; e reabertura do memorial marcaram, nessa quarta-feira (2), o início das festividades comemorativas do centenário da Escola de Agronomia, uma das fundadoras da Universidade Federal do Ceará.

A primeira parte do evento ocorreu no Auditório Professor Alzir Barreto, do Departamento de Zootecnia, que ficou lotado de professores, tanto da ativa como aposentados, servidores, alunos e autoridades.

Fundada em 1918, a Escola de Agronomia nasceu como instituição de ensino superior privada para atender à demanda de formar agrônomos para um Estado com economia ligada à agricultura, mas marcado pela seca e pelo solo cristalino, que não absorve água. Em 1935, a escola passou por processo de estadualização, tendo sido federalizada pelo Ministério da Agricultura em 1950. Foi uma das unidades que passaram a integrar a Universidade Federal do Ceará na sua fundação, em 1954, fazendo parte, atualmente, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938

Veja a matéria completa em: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11154-evento-marca-inicio-do-centenario-da-escola-de-agronomia-do-ceara