ENADE 2019 – Instruções para a prova

Data de publicação: 22 de novembro de 2019. Categoria: Notícias

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 será aplicado neste domingo, 24 de novembro, em todos os municípios onde há cursos avaliados em funcionamento.

A consulta ao local de prova deve ser feita pelo Sistema Enade. O endereço só é acessível para quem respondeu ao Questionário do Estudante, que é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30 e têm 4 horas de duração. Estudantes devem permanecer nas salas de aplicação até 14h30, em todas as unidades da Federação. O exame será encerrado 17h30. Participantes com tempo adicional, solicitado e homologado, podem ficar na sala até 18h30.

Toque de eletrônico elimina – Telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos, desligados, devem ser mantidos no envelope porta-objetos. De acordo com as regras do exame, se o aparelho eletrônico do participante emitir som na sala de prova, ele deverá assinar o termo de eliminação do Enade, ficará irregular e não conseguirá colar grau.

Documento original e caneta preta – Os participantes devem levar documento original com foto. Não são aceitos protocolos, identificações digitais e cópias, mesmo que autenticadas. A caneta de tinta preta, fabricada com material transparente, é a única aceita. Não é permitido manter nenhum outro objeto (por exemplo: lápis, borracha ou calculadora) sobre a carteira.

Provas – A prova do Enade é composta por itens de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso; a parte de componente específico tem 30 questões, sendo 3 discursivas.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6755693