f) Eventos Acadêmicos
vida acadêmica
Os principais eventos acadêmicos estão agendados no calendário universitário
01- Aproveitamento de Estudos
O aproveitamento de estudos é realizado, conforme normas do regimento geral da UFC, mediante solicitação do interessado, anexando a documentação exigida, à Coordenação do Curso.
Procedimentos:
I – Solicitar aproveitamento de estudos:
acessar arquivos de aproveitamento de estudos [modelo, formulário] na página do Curso ;
II – Preenchimento digital do formulário de registro de aproveitamento:
2.1 – salvar o formulário utilizando as iniciais do estudante no título:
ex: cooagro-Reg_AproveitEstudo-SantosFPM_2019-2;
2.2 – Enviá-lo como anexo para cooagro@ufc.br, juntamente com:
– histórico escolar digitalizado em pdf ( pdf/A com leitor OCR);
– ementas das disciplinas digitalizadas em pdf ( pdf/A com leitor OCR);
III – Trazer à coordenação os originais, devidamente autenticados, para conferência:
– histórico escolar da universidade de origem;
– ementas das disciplinas;
– formulário de registro de aproveitamento (preenchido).
02- Matrícula de Veteranos
No período definido no calendário universitário, as diversas fases de matrícula são efetuadas no SIGAA:
– Orientações de matrícula:
ver : Matrícula na UFC
ver o manual de matrícula-discente
– Procedimentos de matrícula:
obs.: consultar sua matriz curricular para:
a- conferir o código das disciplinas vinculadas a currículo do aluno;
b- conferir os pré-requisitos necessários para solicitar matrícula na disciplina desejada;
c- observar o elenco de disciplinas realmente equivalentes à disciplina desejada.
No SIGAA [ Acadêmico e Público] pode ser visto: Estrutura Curricular, Oferta de disciplinas, etc.
– Etapas de Matrícula:
conferir no calendário universitário
I-matrícula 1ª fase
– Inclusão de disciplinas (SIGAA-internet).
obs: matrícula institucional [na primeira etapa de matrícula]
II- matrícula ajuste
– Inclusão/Exclusão de turmas de disciplinas (SIGAA-internet).
III- matrícula tempo real
– Somente Inclusão, não é permitida a Exclusão de disciplinas (SIGAA-internet).
IV-matrícula irrestrita
– Somente nas coordenações para casos específicos.
03-Trancamento Total do Período Letivo Corrente
Sobre Trancamento Total de Matrícula ler o artigo 101-A do Regimento Geral da UFC.
Caso esteja impossibilitado de frequentar a universidade, pelos motivos citados em seguida, o aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula do período.
Motivos para Trancamento Total:
1– Doença (solicitar no departamento médico)
2– Trabalho (solicitar na coordenação, anexar documentos comprobatórios):
2.1- carteira de trabalho ou contrato de trabalho;
2.2- declaração da empresa constando horário.
3. mudança de domicílio (solicitar na coordenação, anexar um destes comprovantes recentes tanto do atual quanto do domicílio anterior):
a) conta de água/luz/telefone em nome do solicitante (se comprovante em nome de pai/mãe, trazer identidade para comprovar parentesco)
ou
b) declaração pública de residência (em residência de parentes ou outros casos).
4. Obrigação de ordem militar (solicitar na coordenação, anexar documentos comprobatório).
Período de solicitação do Trancamento Total:
– no período estabelecido pelo calendário universitário, no portal da UFC;
obs.:
a- Após o início do semestre letivo, a solicitação de trancamento total deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias úteis da ocorrência de algum dos fatos geradores indicados nas alíneas a, b, c e d do artigo 101-A, limitando-se ao último dia letivo do semestre;
b- O trancamento total no semestre de ingresso do aluno no curso de graduação somente será permitido pelos motivos indicados nas alíneas a e d desse artigo, 101A;
c- normalmente, o período de solicitação de trancamento total do período se inicia na fase de matrícula até 15 dias antes do término do período letivo corrente;
d- para ser solicitado ao longo do período letivo, o aluno deverá estar matriculado em disciplinas;
e- efetuado o trancamento total, no período letivo seguinte o aluno realizará normalmente sua matrícula ou, caso necessite, solicitará, novamente, o trancamento total;
f- em sua vida acadêmica o aluno poderá ter até 04(quatro) períodos letivos em trancamento total;
g- o aluno deve solicitar o trancamento total na coordenação pessoalmente ou via procuração específica registrada em cartório;
h- conferir no histórico escolar a efetivação do processo.
Procedimento para solicitação:
a) trancamento total por trabalho, mudança de domicílio: preencher formulário de Trancamento Total e vir à coordenação trazendo a documentação necessária.
b) trancamento total por doença: agendar na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante – CPASE da UFC.
Novo procedimento para trancamento total durante o período de pandemia de corona vírus
04-Trancamento Parcial de Matrícula
Sobre Trancamento Parcial de Matrícula ler o artigo 101 do Regimento Geral da UFC.
O aluno poderá trancar a matrícula em algumas disciplinas em data definida no Calendário Universitário:
Motivos:
Não é necessário declarar o motivo,
Obs.:
a- O trancamento parcial faz parte do cálculo do IRA – Índice de Rendimento Acadêmico;
b- O aluno deverá permanecer matriculado no mínimo em 12 créditos após o trancamento parcial;
c- Não será permitido o trancamento parcial no semestre de ingresso do aluno no curso [§1º, artigo 101].
d- Não será permitido ao aluno solicitar o trancamento parcial de matrícula quando já tiver completado o prazo máximo para a integralização curricular de seu curso [§2º, artigo 101].
e- O trancamento parcial de um mesmo componente curricular, dentro ou além do prazo indicado no caput deste artigo, 101, será permitido somente uma única vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade [§3º, artigo 101].
Procedimento para solicitação:
– no período de trancamento parcial, o aluno solicita o trancamento parcial na coordenação, pessoalmente ou via procuração registrada em cartório.
– preencher formulário de trancamento parcial.
05- Regime Especial de Estudos
O aluno que por motivo de doença não estiver em condições de frequentar as aulas poderá entrar em regime especial mediante solicitação na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante – CPASE da UFC.
Procedimento para solicitação:
– solicitação na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante – CPASE da UFC.
Obs.:
a- a solicitação deverá ser feita no prazo de até quinze (15) dias após emissão do atestado médico.
b- deferido a solicitação a coordenação do curso encaminhará documento aos docentes do aluno.
06- Avaliação Progressiva [AP] e Avaliação Final [AF]
Avaliação
Observar datas no Calendário Universitário e conferir as normas no Regimento Geral da UFC para obter informações sobre:
[Artigos 109 a 117 do Regimento Geral]
– Avaliações Progressivas
– Avaliação Final
– Solicitação de Segunda Chamada de Avaliação
– Devolução de Avaliação
– Revisão de Avaliação
obs: A solicitação de segunda chamada de avaliação deve ser feita diretamente no departamento que oferta a disciplina.
07 – Índice de Rendimento Acadêmico [IRA]
IRA – Índice de Rendimento Acadêmico
08 – Reprovação por Frequência
Conforme resolução a resolução n.º 12/CEPE, de 19 de junho de 2008, o aluno terá sua matrícula BLOQUEADA quando contrair reprovações por frequência:
- a) duas reprovações na mesma disciplina;
- b) quatro reprovações no total;
procedimentos para desbloquear matrícula:
para desbloquear matrícula vir à coordenação do curso.
obs: a reincidência, ou seja, ao contrair qualquer outra reprovação por frequência após ter assinado o termo de compromisso, conforme a citada resolução, o aluno terá sua matrícula CANCELADA.
09- Reabertura de Matrícula
O Ex-aluno, matrícula cancelada, poderá solicitar reabertura de matrícula conforme orientações na prograd, no período determinado no calendário universitário.
Procedimento para solicitação:
I- solicitar reabertura de matrícula na prograd/UFC conforme o calendário universitário;
II- Caso a solicitação seja deferida pela prograd, o aluno elaborará o plano de estudos a ser entregue na coordenação do curso em data divulgada na ocasião.
10- Atividades de Pesquisa/Extensão/Monitoria
ver página: espaço do estudante/ atividades orientadas
11- Estágio Supervisionado Não Obrigatório
ver página: espaço do estudante/ estagiário
12- Estágio Supervisionado Obrigatório
ver página: espaço do estudante/ concluinte
13- Conclusão do Curso
ver página: espaço do estudante/ concluinte
14- Solenidade de Colação de Grau
ver página: espaço do estudante/ formando
documentos:
– manual de matrícula-discente;
– formulários de aproveitamento de estudos;